segunda-feira, 3 de junho de 2013

COCO CHANEL

Galerinhaaa, hoje resumão com muitas imagens sobre a vida e principalmente a obra de Coco Chanel.

 Existem vários sites que contam a vida de Coco, mas nosso foco será suas criações.

Então com uma ajudinha do Wikipédia e utilizando trechos da biografia de Coco Chanel contida nele, vou tentar ilustrar pra vocês  um pouco dessa história.

"Gabrielle Bonheur Chanel, (Saumur19 de agosto de 1883 - Paris10 de janeiro de 1971), mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa. Suas criações influenciaram a moda mundial. " (Wikipédia).

"Por volta de 1910, na capital parisiense, Coco conheceu o grande amor da sua vida: o milionário inglês Arthur Capel. Capel ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel iria tornar-se num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Com este relacionamento, Chanel aprendeu a frequentar o meio sofisticado da Cidade Luz. Capel meses mais tarde morreu num desastre de carro..."




"...com este desgosto, Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando também chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas.(Wikipédia).


"No início dos anos 20, Chanel conheceu e apaixonou-se por um príncipe russo pobre, Dmitri Pavlovich, que tinha fugido com a sua família da Rússia, então União Soviética. A sua relação com Pavlovitch a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo e, para isso, contratou 20 bordadeiras. Neste período, Chanel conheceu muitos artistas importantes, tais como Pablo PicassoLuchino Viscontie e Greta Garbo." (Wikipédia)
Gabrielle Chanel cria o icônico “pretinho básico”, um estilo cuja ousada simplicidade revoluciona a moda. A American Vogue celebra este modelo inovador e o define como um clássico imediato, escrevendo o seguinte: “o vestido “Ford” da Chanel é o vestido que o mundo inteiro usará."
"Em 1920, criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade por todo mundo, o Chanel Nº 5. O nome referia-se ao seu algarismo da sorte. Depois deste perfume, veio o nº17, mas este não teve o mesmo êxito que o nº5." (Wikipédia)
"Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a casa e envolveu-se romanticamente com um oficial alemão. Reabriu-a em 1954.No final da guerra, os franceses conceituaram este romance mal e deixaram de frequentar a sua casa. Nesta década, Chanel teve portanto dificuldades financeiras. 
Começa a Segunda Guerra Mundial, forçando o encerramento de algumas boutiques da Casa Chanel. Entre as cinco da Rue Cambon, apenas uma continua aberta: a loja do nº 31, onde perfumes e acessórios continuam fazendo muito sucesso entre os parisienses e os soldados americanos.

Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender suas roupas para o outro lado do Atlântico, passando a residir na Suíça. Devido à morte do ex-presidente norte-americano John Kennedy e à admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy por Chanel, ela começou a aparecer nas revistas de moda com a criação dos seus tailleurs (casacos, fato e sapatos). Depois voltou a residir na França.



Gabrielle Chanel cria em 1957 o lendário sapato bicolor. Concebido em bege com um contrastante bico preto, o estilo extravagante cria um efeito vantajoso único, que diminuiu o pé ao mesmo tempo em que alonga a perna.
Faleceu no Hôtel Ritz Paris em 1971, onde viveu por anos." (Wikipédia)
                                                                                 Fotos com legenda: http://inside.chanel.com
A moda não é algo que existe apenas nos vestidos. A moda está no céu, nas ruas; a moda tem tudo a ver com ideias, com o modo que vivemos, com o que está acontecendo”
Coco Chanel.

É isso, resumão Coco Chanel, ícone da moda mundial.
Espero que tenham gostado!
Bjos Jojo Jordão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Vitrina Voga. Até mais!